sábado, 21 de maio de 2011

Bandeira Imperial

Bandeira Imperial 1822-1889     


Bandeira do Brasil
Quem teve oportunidade de ver uma Bandeira Imperial certamente notou uma forte semelhança com a Bandeira Nacional, essas semelhanças não são coincidências. A nossa bandeira foi inspirada na Bandeira Imperial, isso quer dizer, que as cores vão além dos significados conhecidos, como o verde=mata/natureza, amarelo=ouro e riquezas naturais... e assim por diante. 
A antiga Bandeira do Império foi desenhada por um pintor francês, que aliás, esteve aqui em Guaratinguetá no ano de 1827, esse pintor é Jean-Baptiste Debret, a bandeira foi instituída no Brasil por D. Pedro I após a Independência.


Guaratinguetá - Debret 1827
A cor verde representava a Casa Real de Bragança de onde fazia parte o então imperador do Brasil D. Pedro I.


Já a cor amarela do losango representava a Casa Real Habsburg, da então imperatriz D. Leopoldina (filha do imperador da Áustria), vale ressaltar que o losango, segundo a heráldica portuguesa, representa o feminino ou brasões femininos. Podemos lembrar, também, que os brasões militares da França tinham o formato em losango e o autor do desenho foi um francês que talvez tenha se inspirado nos modelos militares. 


O brasão e a coroa dos Braganças, são suportados por ramos de café e tabaco, as duas produções que estavam em destaque nacional. Dentro desse brasão há uma Cruz da Ordem de Cristo e uma esfera com 19 estrelas, essas coisas foram substituídos após a proclamação da República .













 

A esfera azul com as estrelas foram colocadas após ser proclamada a república, no meio da esfera temos uma faixa com o lema que nos guia para um país cada vez melhor. "Ordem e Progresso" é por causa desse lema que Euclides da Cunha, conhecido aqui em Guará disse: "O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política". 




Quem ainda não conhece uma Bandeira Imperial não perca tempo, tem uma exposta no Museu Frei Galvão, na praça Conselheiro Rodrigues Alves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário